Projeto Escrevendo para o Mundo
É um Programa da SMEC de Guaratinguetá em parceira com a empresa Planeta Educação que visa o uso dos Blogs escolares como ferramenta de formação de leitores e escritores competentes, que compreendem o valor social e cultural da linguagem escrita.
Neste sentido o programa concebe o blog como um espaço de registro do trabalho realizado, de divulgação deste; de provocação do leitor e do escritor que se posiciona frente ao registro encontrado. Esse posicionamento do leitor deve gerar novas provocações, idéias ao autor do trabalho.
O blog só poderá cumprir este papel se houver um trabalho na escola e em sala de aula com este fim para ser compartilhado. Para que este movimento ocorra é preciso garantir autores e leitores sugerindo, portanto, intercâmbio e a parceria entre escolas.
Objetivos do Programa:
- Formar leitores e escritores competentes.
- Resgatar um dos veículos de comunicação virtual que já existe na Rede Municipal de Ensino que são os blogs escolares como ferramenta de veiculação da vida escolar, da produção e do conhecimento de crianças, adolescentes e professores.
- Associar a esse resgate a formação continuada de professores, para implementarem e ampliarem a produção escrita, a leitura e o uso do blog.
- Incentivar a parceria entre escolas, através do “encontro” virtual nos blogs.
Os alunos do 2º ano das professoras: Ana Cristina, Carmem Sílvia, Sílvia e Valéria fizeram um trabalho cujo tema era: "Meu animal favorito". A primeira etapa foi cada aluno fazer um desenho no Paint do seu animal favorito e a segunda, foi de escrever um texto descritivo sobre aquele animal.
Yasmin - 2º ano G |
Os alunos do 3º ano J da professora Márcia, durante as aulas de Informática, fizeram uma atividade de produção escrita em que tinham que reescrever a história de contos de fada da "Chapeuzinho Vermelho". Após a produção escrita, a formatação no Word, os alunos fizeram o desenho no Paint para ilustrar essa estória.
João Paulo e Vinícius - 3º ano J |
Os alunos do 4º ano P da professora Aline desenvolveram um diálogo acerca da "Feira Verde", um importante evento de conscientização ambiental que ocorreu em nossa unidade escolar.
Os alunos do 3º ano I da professora Cristiane assistiram na sala de aula ao filme Wall-e com intuito de se trabalhar o tema: Reciclagem e Reutilização. Na sala de informática, fizeram um texto no Word como um relatório acerca do filme e, em seguida, ilustraram o relatório com um desenho no Paint.
Desenho da Brenda- 3º ano I |
As atividades desenvolvidas abaixo compõe o livro de "Ficha Técnica de Animais da Amazônia" e foram desenvolvidas com os alunos do 3º ano H, nas aulas de Informática, Artes, Ciências, Língua Portuguesa e Geografia, com a coordenação da Professora Luciana Perrenoud e da Mediadora Polyana Assis.
Abaixo estão alguns dos animais que compõem nossa "Ficha Técnica de Animais da Amazônia".
Bichionário - Atividade desenvolvida com as turmas do 4º ano M e do 4º ano N, durante as aulas de Informática, com a coordenação das Professoras Adriane Bedaque e Josiane Gonzalez e da Mediadora Polyana Assis.
Seguem abaixo alguns dos animais selecionados para fazer parte do nosso Bichionário:
A sala do 4º ano O da professora Irene realizou uma verdadeira obra de arte nos computadores do Laboratório de Informática. Após estudarem um pouco sobre a vida de Cândido Portinari, os alunos fizeram uma releitura da obra "Futebol". Olhem só:
"Futebol", obra de Cândido Portinari |
Os alunos do 4º ano M da professora Adriane produziram um poema com um tema muito importante em nossa sociedade atual "Família". Os poemas nos fazem refletir sobre os nossos valores e também nos possibilita observar a percepção de cada aluno relacionada à família.
Alguns poemas pra vocês....
Projeto de Leitura - Autobiografia
Atividades desenvolvidas com a turma do 3º ano H, nas aulas de Informática, Artes e Língua Portuguesa com a coordenação da professora Luciana Perrenoud e da mediadora Polyana Assis. Para tais atividades, utilizamos como referecencial teórico: FURNARI, Eva. Felpo Filva. Moderna.
Através deste trabalho foram desenvolvidas a escrita, o censo crítico, a arte e o gosto pela leitura. Utilizamos também a ferramenta Tux Paint que foi muito útil neste processo de aprendizagem. Este portfólio tem intuito de mostrar as atividades realizadas pelos alunos do 3º ano k da professora Maria Luiza da escola José Augusto no 1º semestre de 2010.
O trabalho abaixo se trata de uma releitura do livro "Duda cata tudo" de Sheila Kaplan.